sábado, 18 de janeiro de 2014

Refletindo sobre o Vale de Ossos Secos



“A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. 
Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.” (Ezequiel 37:1-2)

Ezequiel era um profeta de Deus e o Senhor o levou, através de uma visão, até um vale de ossos secos, ele contemplou essa cena e viu que o número de ossos era imenso, muitas pessoas tinham morrido e seus ossos já estavam lá por muito tempo.
Trazendo para os dias de hoje, esse vale pode representar áreas de nossa vida que estão mortas, situações que estamos vivendo que a olhos nus não possuem solução.

“Ele me perguntou: Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? Eu respondi: Ó Soberano Senhor, só tu o sabes.” (Ezequiel 37:3)

Da mesma maneira que o Senhor perguntou a Ezequiel, Ele está a nos perguntar: O que está morto em sua vida pode tornar-se a viver?
Ezequiel muito sabiamente responde que só Ele sabia, ou seja, que dependendo da vontade dEle o impossível poderia acontecer.
Então, reflito: Até que ponto confiamos no poder de Deus? Acreditamos mesmo que o Senhor pode todas as coisas?
Muitas vezes nos encontramos em muitos vales tenebrosos e que deixamos nossa fé se abalar, mas precisamos confiar na grandeza de Deus, pois quando o Senhor quer não tem nada que possa impedir.
Jesus disse em Mateus 17: 20: “Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: Vá daqui para lá, e ele irá. Nada lhes será impossível.” (Mateus 17:20)
Através da nossa fé, Deus pode reviver o que está morto em nossa vida – a nossa comunhão com Ele pode ser restaurada, os nossos sonhos podem ser realizados, as nossas dores podem ser curadas... É preciso crer que Deus faz o melhor por nós.

“Então ele me disse: Profetize a esses ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! 
Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. 
Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor. 
E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. 
Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.” (Ezequiel 37:4-8)

Deus pediu a Ezequiel que profetizasse aos ossos e assim o fez, todos eles foram indo para os seus devidos lugares e corpos foram formados.
O trabalhar de Deus é lindo, o que está desajustado em nós, Ele quer ajustar. O Senhor quer arrumar a nossa casa, mas para isso é preciso reconhecer que necessitamos da ajuda do Pai, precisamos ouvir a palavra do Senhor, pois é através dela que Deus nos molda, nos faz novas criaturas. A vontade do Senhor é nos fazer pessoas melhores a cada dia.
Em Jeremias 18: 1-6, compreenderemos o que Deus pretende fazer com cada um de nós:

“Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: 
Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem. 
Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. 
Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. 
Então o Senhor dirigiu-me a palavra: 
Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro?, pergunta o Senhor. Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel.” (Jeremias 18:1-6)

Deixemos o Senhor nos refazer a cada dia, nos moldando conforme a sua vontade e colocando tudo o que não está no lugar certo, no seu devido lugar.

“A seguir ele me disse: Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam. 
Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!” (Ezequiel 37:9-10) 

Assim como Deus quer consertar a nossa vida, Ele quer que o seu Espírito habite em nós. Quando obedecemos ao Senhor, fazendo a sua vontade, o Espírito Santo faz morada em nossa vida e sua presença nos faz reviver a cada situação difícil e dolorosa. Ele nos põe de pé.

“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.” (Isaías 57:15)

Nos versículos de 11 a 14 de Ezequiel 37, o Senhor o instrui:

“Então ele me disse: Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados. 
Por isso profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano Senhor: Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel. 
E, quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o Senhor. 
Porei o meu Espírito em vocês, e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei, e o fiz seus companheiros, palavra do Senhor.” 

Quando estamos sofrendo demasiadamente ou desejando algo que parece impossível, tendemos a nos enfraquecer e a perder a esperança. Chegamos a pensar que o mais viável é desistir, pois a situação vivida a olhos humanos não tem solução. 
Mas assim como Deus surpreendeu Ezequiel, Ele quer nos surpreender. Ele quer ressuscitar todas as áreas mortas de nossa vida. Se andarmos na presença do Senhor, Ele é fiel e justo para realizar o nosso impossível.

“Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?” (Números 23:19)

O que o nosso Deus prometeu a mim e a você, ele irá cumprir no tempo dEle. Enquanto a promessa não chega, deixemos que Ele nos trate, nos refaça para que sejamos servos melhores e cheios do seu Espírito, pois quando o presente do Senhor chegar em nossas mãos, não só nós, como todos que um dia pensaram que não iríamos conseguir, veremos que o Deus que servimos pode todas as coisas e tudo vem na hora certa, porque nada é difícil para Ele.

“Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?” 
(Jeremias 32:27)

Toda honra, toda glória sejam dadas ao único que merece a nossa adoração: JESUS CRISTO.

By: Patrícia Santana

2 comentários: