sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Refletindo sobre 2Crônicas 7:14



Quantas vezes passamos por dificuldades, tentações, provações... Pedimos a ajuda de Deus e não obtemos respostas. Mas ao analisar esse versículo, o Senhor nos ensina como fazermos para alcançarmos a vitória.

1º - "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar..."

A nossa primeira atitude deve ser a humilhação. É deixarmos o nosso eu e nos rendermos aos pés do Senhor, é reconhecermos que precisamos de ajuda, que sozinhos não conseguimos nada, que os problemas não serão resolvidos do nosso jeito e sim da maneira como Deus nos ensina a enfrentá-los, porque Ele sabe o que é bom para cada um de nós.
Em Tiago 4:10, o Senhor nos ensina: "Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará." Em 1 Pedro 5:6, Ele também nos orienta: "Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido."
Reflitemos sobre estes versículos para que possamos compreender os ensinamentos do Senhor para nossas vidas.

2º - "... e orar, buscar a minha face..."

A oração é a chave da vitória, é o momento em que abrimos o nosso coração e relatamos tudo o que desejamos e almejamos. Através da oração alcançamos uma intimidade maior com o Senhor. A oração deve ser sincera e não precisa ser rodeada de palavras bonitas e complexas, o que importa para o Senhor é a sua comunhão, é a vontade e a certeza de que queremos buscá-lo em espírito e em verdade, que desejamos ter um contato direto com Ele, um elo de amizade e confiança.
Precisamos refletir: "Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve." (1 João 5:14)

3º - "... e se afastar dos seus maus caminhos, ..."

Não adianta desejarmos algo de Deus se não quisermos renunciar o que não agrada a Ele. É preciso estar em busca da santidade diariamente, afastar-nos dos nossos maus caminhos, daquilo que Deus abomina. Precisamos fazer uma autoanálise todos os dias, pedirmos a Deus para que nos mostre em quais áreas da nossa vida devemos melhorar. É necessário ter conhecimento da palavra para sabermos o que agrada ou não a Deus, e assim ir eliminando os pecados da nossa vida nos humilhando, orando e buscando a face do Senhor constantemente.
Vamos refletir: "Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra." (Salmos 119:101); "Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor." (2 Timóteo 2:22)

A partir do momento que reconhecemos que devemos tomar algumas atitudes como: humilhar-se; orar a Deus; buscar a sua face; afastar-se dos maus caminhos, colocando todas essas ações em prática, o Senhor toma partido ao nosso favor e também age de tal forma para alcançarmos os desejos do nosso coração. Olha o que Ele fará por nós:

1º - "... dos céus o ouvirei, ..."

Que bênção! Assim que tomarmos iniciativa de mudança, o Senhor nos ouvirá, os seus ouvidos estarão atentos à nossa voz.
Vejamos: "E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão." (Mateus 21:22)

2º - "... perdoarei o seu pecado..."

Quando nos humilhamos, oramos, buscamos ao Senhor e reconhecemos nossos erros, Deus é misericordioso para perdoar os nossos pecados. Se nos arrependermos verdadeiramente, confessarmos ao Senhor os nossos pecados, Ele perdoa.
Analisemos: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9)

3º - "... e curarei a sua terra."

O Senhor nos cura. Aleluia! Sejam elas doenças físicas ou espirituais. Deus quer nos sarar, curar o que há em nós e que atrapalha o nosso relacionamento com Ele. É necessário querermos a cura, nos render ao Senhor para que Ele faça a boa obra em nossas vidas.
Vejamos: "dizendo-lhes: Se vocês derem atenção ao Senhor, ao seu Deus e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura." (Êxodo 15:26); "Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas." (Salmos 147:3)

Deus só quer o nosso bem, Ele está pronto a nos ouvir, perdoar e nos curar, basta apenas que vivamos em obediência à sua palavra. Ele tem o melhor para cada um de nós, cumpramos o que Ele nos ensina: devemos ser humildes, orar, buscar a sua face e nos afastar dos caminhos que não agradam a Deus, agindo assim, Ele se agradará de nós e concederá os desejos do nosso coração em seu tempo, do seu jeito e de acordo à sua vontade.

Deus é Fiel!!! Creia nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário