terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O Teatro no Meio Evangélico



Na paz e no amor de Cristo, para aqueles que dedicam suas vidas a Ele, ao único que é digno de nosso louvor e adoração. Em especial para aqueles que usam do teatro como uma ferramenta para a propagação do evangelho e o ensino da Palavra de Deus, para louvor Dele.

Muitas pessoas do meio cristão condenam a prática do teatro nas Igrejas (e no meio secular). Alguns dizem que não é lícito porque é uma “mentira”, porque a maioria das peças apresentadas são histórias inventadas e os personagens são fictícios. Outros condenam porque alegam que na Bíblia não existe nada a respeito de algum “ministério de teatro”.
Mas grande parte ainda tem dúvidas, por não ter uma opinião formada sobre o assunto de acordo com a Palavra de Deus. Enfim, peço que Deus lhe dê sabedoria ao ler as considerações sobre o teatro cristão escritas abaixo, e que você leia com o coração aberto para reter o que é bom, sem preconceitos:

Sim, a Bíblia não fala sobre usar o teatro para a obra do Senhor, e também não fala sobre um “Ministério de teatro”. Então primeiro gostaria de falar um pouco sobre qual é o significado da palavra “ministério” e quem são os ministros.

Segundo o dicionário Aurélio a palavra “ministério” significa: cargo; incumbência; função; profissão.

A palavra “ministro” segundo o mesmo significa: aquele que executa os desígnios de outrem.

Ou seja, um ministério é uma função, um cargo executado pelos ministros, seguidores de ordens, servos (escravos), no nosso caso, de Deus.

Um ministério comum a todos os santos é o ministério da reconciliação, ou seja, através de Jesus, pela sua morte e assim o perdão dos nossos pecados, somos reconciliados com Deus. Assim como nós somos reconciliados, é nosso cargo, nossa função, nosso dever, levar a Cristo aos que não O conhecem para que através do reconhecimento Dele como Senhor e Salvador e a aceitação de Seu sacrifício essas pessoas possam se reconciliar com Deus (2 Coríntios 5:18-21 - Mas todas as coisas provêm de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamos-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus).

Esse é um dos ministérios que o teatro exerce, através da pregação do evangelho com as peças que se apresentam como parábolas, assim como fazia Jesus (Marcos 4:33 - E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender), para que os descrentes venham conhecê-Lo, através do Espírito Santo, que também os convence de seus pecados, (João 16:8) para que através de Jesus Cristo sejam perdoados e reconciliados com Deus.

Outro ministério que o teatro abrange é o de ensino da Palavra, da mesma maneira que é usado para a pregação, através de peças que se apresentam como parábolas, para que quem estiver assistindo possa compreender, e melhor fixar a Palavra em seu coração.

Enfim, em síntese, creio que estes são os propósitos do teatro no meio cristão, e acima de tudo, sempre para louvor, honra e glória, nunca nossas, mas do Senhor. O Teatro também é uma expressão de louvor a Deus.

Lembre-se, se você que faz parte ou é “líder” de um grupo/ministério de teatro, você é ministro, ou seja é servo! O teatro não é feito para ascensão da sua “popularidade” na Igreja, ele é para servir aos irmãos, para levar as boas novas aos perdidos e acima de tudo, mais uma vez repito, para louvor do Único que é digno, Jesus Cristo, nosso Senhor, nosso Salvador, nosso Deus.

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós!


Matheus K. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário